Blog

Saiba qual a importância de ter uma Controladoria na sua empresa!

Conheço as informações gerais como faturamento, custos e lucro; mas não sei como é minha margem por produto, por segmento, por cliente.

Empreendedores, na ânsia do crescimento da sua empresa, podem deixar para depois a estruturação de uma importante função da sua companhia: a gestão de dados financeiros. Muitos gestores de negócio acreditam que saber o faturamento, quais os custos envolvidos e qual o lucro final gerado pela operação é o suficiente para conduzir a administração da empresa.

Isso, contudo, está longe de ser verdade. Em qualquer empresa, uma ampla gama de informações financeiras inter-relacionadas é gerada diariamente, e muitas vezes são negligenciadas, seja por falta de utilização de tecnologias computacionais ou por falta de expertise na estruturação destes dados.

Por exemplo, é fácil apurar o faturamento da empresa. Porém você enxerga esse faturamento por segmento? Por linha de produto? Por cliente? Você possui acesso em tempo real à composição deste faturamento hoje? Ou como era a composição há 6 meses atrás? É possível ver um comparativo de como evoluiu?

Indo adiante, você sabe exatamente quanto custa produzir cada uma das suas linhas de produto? Qual a margem de lucro de cada um deles? Ou quais os clientes que geram as maiores e menores margens?

Caso você tenha que solicitar um relatório ao financeiro cada vez que precise olhar estas informações, você não possui uma correta estruturação da gestão de dados financeiros da sua empresa. Demandar relatórios frequentes diminui consideravelmente a produtividade das pessoas diretamente envolvidas na execução destas tarefas, bem como torna lenta a tomada de decisão, podendo lhe gerar imensos prejuízos pela demora das suas ações. Por vezes os relatórios levam tanto tempo para serem atualizados que não sobra tempo para a parte mais importante: a análise! É vital ter uma estrutura automatizada de geração de relatórios que lhe garanta agilidade e flexibilidade.

Como uma forma de solucionar este problema e profissionalizar sua empresa, você deve avaliar a implementação de um setor de Controladoria, setor responsável por estruturar e prover informações gerenciais acuradas que embasam a tomada de decisão estratégica. A Controladoria executa um papel tão importante no negócio que normalmente realiza as funções de gestão sobre o financeiro e a contabilidade.

E para estruturar este setor é fundamental ter profissionais capacitados, com experiência e especialização na atividade. De nada vai adiantar contratar um profissional de nível júnior, pois o resultado será um só: você finge que tem um setor de controladoria e o profissional finge que estruturou; na prática você só desperdiçou dinheiro.

“Mas ter uma Controladoria requer uma estrutura maior do que a da minha empresa atualmente, não tenho porte ainda para contratar um Controller”. Que tal dar uma olhada então nesta nova tendência de terceirização de controladoria, que por um custo baixo te permite ter um alto padrão de disponibilidade de informações gerenciais para o seu negócio?

Terceirize sua Controladoria com o modelo de Controller as a Service!

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Open chat
Posso ajudar?