Blog

Entenda a importância de trabalhar com metas e como defini-las

Trabalhar com metas é uma excelente forma de contribuir para o crescimento da empresa. São diversos os fatores que estão relacionados a elas, como a elaboração de um bom planejamento, a ampla compreensão do negócio e o estabelecimento do percurso que o gestor deseja trilhar.

Nesse sentido, só é possível traçar metas por meio de uma avaliação criteriosa do negócio, o que permite compreender melhor os pontos fortes e fracos e investir no desenvolvimento de ações focadas no contexto real da empresa.

Neste artigo, além de entender os benefícios de se trabalhar com metas, você vai descobrir como traçá-las e ainda terá acesso a dicas especiais que vão ajudar na mensuração dos seus resultados. Acompanhe!

Benefícios de se trabalhar com metas

Trabalhar com metas e objetivos é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho em equipe. Por meio de um bom planejamento, é possível estar preparado para imprevistos e ter acesso a ferramentas que vão ajudar a alcançar resultados com mais rapidez.

As metas podem oferecer muitas vantagens para as organizações empresariais, confira algumas delas a seguir.

Traz conhecimento sobre o negócio

O gestor só tem condições de estabelecer metas para a empresa a partir do momento em que ele realiza um mapeamento da organização e elabora um planejamento com os objetivos que deseja alcançar.

Com isso, ao elaborar metas, o gestor da empresa está absorvendo conhecimentos sobre o negócio, com informações relevantes e que talvez não fossem conhecidas se não houvesse esse movimento.

Ajuda a alcançar os objetivos

Os objetivos só são realizáveis se junto a eles estiverem traçadas metas reais e com prazo determinado. São as metas que conduzem para a materialização dos objetivos do negócio. Nesse sentido, elas são as responsáveis pela fluidez e pela efetivação do planejamento desenvolvido.

Por exemplo, uma empresa que deseja dobrar o seu faturamento em 12 meses, precisa estabelecer metas palpáveis que tornem esse objetivo real e possível.

Estimula o engajamento da equipe

Sem dúvida alguma este é um dos grandes benefícios do estabelecimento de metas. Com elas é possível garantir maior motivação da equipe, que passa a trabalhar com foco em um propósito previamente estabelecido.

Ao estabelecer metas, o gestor está apresentando para os seus colaboradores uma proposta de como expandir o negócio com base na união de esforços de todos os envolvidos. Dessa maneira, os colaboradores se sentem uma parte importante do processo e, consequentemente, se envolvem de forma mais ativa com os projetos do negócio.

Cria bons hábitos

Como estimulam o engajamento e envolve todos os profissionais para atingir um objetivo em comum, as metas acabam sendo as responsáveis por criar bons hábitos dentro da organização.

Além de promover a motivação dos colaboradores, elas também criam um ambiente favorável para que se dê continuidade às práticas laborais mais colaborativas.

Promove o diálogo e a comunicação

Ao criar um planejamento, traçando objetivos e metas, o gestor está criando também a necessidade de dialogar com todo o time. Isso porque o planejamento das metas só é possível com a participação e a colaboração de todos.

Nesse sentido, elas acabam sendo um mecanismo interessante na promoção da comunicação entre os colaboradores e os gestores, aprimorando o relacionamento e melhorando a convivência rotineira.

Como traçar metas

As metas costumam ser resultados de um planejamento prévio. Nesse sentido, ele é imprescindível para trazer mais assertividade em todo o processo de estabelecimento das metas.

Além disso, algumas estratégias e dicas são importantes nesse processo. Confira quais são elas:

  • elabore um planejamento que possa ser acompanhado constantemente. Esse documento deve prever pontos fortes e fracos, objetivos e resultados pretendidos;
  • faça um mapeamento geral do negócio. Entender sobre a empresa ajuda a compreender suas necessidades;
  • ao estabelecer metas e objetivos, seja específico e realista. Propósitos generalizados costumam perder o sentido no meio do processo. Por isso, as metas devem ser reais e possíveis dentro da realidade da empresa;
  • identifique quais são os recursos necessários para alcançar os resultados;
  • estabeleça prazos para atingir as metas;
  • esclareça para todos os envolvidos o que eles têm a ganhar ao se atingirem as metas propostas;
  • acompanhe a realização das tarefas, mensurando os resultados e a produtividade;
  • faça mudanças durante o trajeto caso julgue necessário;
  • realize reuniões periódicas de monitoramento e acompanhamento do plano;
  • seja flexível e adapte objetivos, caso aconteça algum imprevisto;
  • estimule os colaboradores para que eles continuem focados e persistam no alcance dos resultados esperados.

Como você pode ver, para tirar as metas do papel, é preciso planejar-se, estabelecendo objetivos e, principalmente, mantendo um acompanhamento constante acerca do que foi desenvolvido.

A concretização dos resultados só é possível com foco e determinação, o que vai refletir na carreira de todos os envolvidos, representando o crescimento pessoal e profissional da equipe.

Como mensurar e acompanhar metas

Uma meta perde o seu sentido se ela não for acompanhada. É importante que o gestor tenha capacidade de avaliar e mensurar os objetivos do seu plano de metas.

O monitoramento vai variar de acordo com as particularidades de cada empresa e dos objetivos traçados. Por exemplo, em metas que envolvem muitos times e diferentes setores, é importante o estabelecimento de uma boa política de comunicação, já que as vezes o diálogo não é tão simples.

Além disso, as reuniões são extremamente importantes, mas em excesso elas podem acarretar desgaste dos profissionais e até mesmo má gestão do tempo, já que o trabalho deve estar focado, essencialmente, no alcance dos objetivos.

Um bom mecanismo de acompanhamento de metas é por meio de plataformas de gestão, em que haja a possibilidade de incluir um dashboard com informações que podem ser acessadas por todos os envolvidos acerca do andamento dos trabalhos e do nível de desenvolvimento de cada meta.

A tecnologia é uma excelente aliada das empresas, desde o processo de criação do planejamento até a execução das metas ou seu acompanhamento. Contar com soluções digitais pode otimizar os processos, facilitando a comunicação entre os setores e trazendo mais eficiência para o trabalho.

Como você pode ver, o trabalho com metas traz muitas vantagens tanto para a empresa quanto para os profissionais envolvidos. Com elas, é possível focar o trabalho, engajar as equipes e trazer resultados significativos para a empresa.

Esse tipo de estratégia vem sendo cada vez mais usado dentro das empresas, principalmente quando é combinado com mecanismos tecnológicos de acompanhamento e controle.

Agora que você já sabe a importância de trabalhar com metas no seu negócio, que tal aprofundar o seu conhecimento sobre gestão? Então confira mais um post especial, com 7 dicas para uma gestão de riscos eficiente na sua empresa!

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Open chat
Posso ajudar?