Blog

Você pode até não saber, mas precisa de um Controller!

Faltam informações no momento da tomada de decisão – decisão no feeling/experiência ou precificar como o ‘mercado faz’

Você, Diretor ou Proprietário de uma pequena/média empresa, é o ‘faz tudo’ no seu negócio? É você quem toca o comercial buscando vender seus produtos/serviços, acompanha a operação, elabora as requisições de compra, toca o RH e acima de tudo faz a “gestão” da sua empresa?

As aspas acima foram propositais. Sabemos que quando se está no olho do furacão é muito difícil ter tempo para se dedicar à gestão da empresa. E sobretudo neste período de cenário econômico desafiador, é a gestão financeira/operacional a mais importante de estar estruturada.

Possuir indicadores operacionais e financeiros é fundamental para tomar decisões acertadas no dia a dia. Saber a margem dos produtos, ter a projeção do seu fluxo de caixa, ter indicadores de capacidade ociosa, qual preço praticar para cada tipo de serviço, todas estas informações passaram a ser imprescindíveis para o sucesso do seu negócio.

“É verdade! E para começar a utilizar estas informações devo pedir para a Contabilidade me disponibilizar, correto?”  ERRADO! A Contabilidade sem dúvida tem um importante papel informacional no que tange aspectos legais/formais do negócio, porém não possui expertise gerencial e não irá cumprir este papel no seu negócio.

“Certo, em não sendo a contabilidade, por óbvio quem faz isso é meu financeiro!” ERROU de novo! O financeiro que executa  contas a pagar/receber, por exemplo, desempenha o essencial papel de controlar a rotina operacional do setor, mas raramente executa esse trabalho de análise de dados e transforma toda essa massa de informações em algo resumido, quase intuitivo e útil para você, gestor do negócio, tomar as decisões corretas.

“Ok, em não sendo a contabilidade e o financeiro, é o Controller então, que estruturando um setor de Controladoria, fará este papel?” Agora sim, resposta CORRETA! O setor responsável por estruturar e prover informações gerenciais acuradas que embasam a tomada de decisão estratégica de forma rápida que comentamos acima é a Controladoria. A Controladoria executa um papel tão importante no negócio que normalmente realiza as funções de gestão sobre o financeiro e a contabilidade.

“Mas ter uma Controladoria requer uma estrutura maior do que a da minha empresa atualmente, não tenho porte ainda para contratar um Controller”. Que tal dar uma olhada então nesta nova tendência de terceirização de controladoria, que por um custo baixo te permite ter um alto padrão de disponibilidade de informações gerenciais para o seu negócio?

Terceirize sua Controladoria com o modelo de Controller as a Service!

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Posso ajudar?