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Entenda como a análise competitiva pode ajudar na tomada de decisões

Todo gestor que está em busca de sucesso deve estar ciente da importância de usar estratégias eficientes para alcançar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Diante disso, a análise competitiva é uma poderosa ferramenta, pela qual é possível obter informações importantes e úteis para tomar boas decisões.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar a relevância de conhecer bem o conceito de análise competitiva, a fim de fazer bom uso dele para otimizar os recursos disponíveis e potencializar os resultados positivos — tudo isso por meio de planejamento estratégico e conhecimento de mercado. Continue a leitura e acompanhe!

O que é análise competitiva

Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores proporcionalmente exigentes, ganhar destaque em sua área de atuação requer ampla visão, credibilidade e alto padrão de qualidade. Para conquistar e se manter entre os melhores, no entanto, é preciso investir em um planejamento estruturado e que envolva toda a equipe profissional.

Diante de todos os desafios impostos pelo mercado, a análise competitiva pode ser usada como alternativa para a empresa se destacar e se consolidar como referência para todos os clientes. Mas, afinal, o que é a análise competitiva?

De modo simplificado, podemos entender a análise competitiva como um processo formal pelo qual é feita uma análise da atuação dos principais concorrentes de determinada empresa. A partir dessa avaliação, é possível conhecer melhor os cenários do momento e entender quais são os pontos fortes e fracos das principais empresas.

É importante ressaltar que o estudo realizado é qualitativo, ou seja, não somente números são levados em consideração, mas também estratégias, ações, posicionamentos da marca, credibilidade, pontos fortes e fracos etc. Mais do que somente entender a atuação das outras empresas, o principal objetivo da análise competitiva é identificar como a atuação de cada concorrente influencia e impacta o sucesso do seu negócio.

Devido à credibilidade e à qualidade oferecidas aos clientes e parceiros, essa também é uma maneira de conhecer o poder da sua marca e se posicionar com o destaque adequado. A análise competitiva é uma grande aliada do marketing de uma empresa, pois a partir dela é possível fazer um estudo completo do mercado e definir uma estratégia de destaque.

Métodos de análise competitiva

A análise competitiva pode ser desenvolvida de acordo com diferentes estratégias, sendo necessário que o gestor identifique aquela que melhor se adapta às necessidades da sua empresa.

Existem diversos momentos em que a análise competitiva pode ser realizada, como no lançamento de um novo produto/serviço ou quando a empresa precisa de ideias inovadoras. Entre os principais tipos de análise competitiva, estão: análise SWOT, 5 forças de Porter, pesquisa comparativa de satisfação de clientes e pesquisa de market share.

Dentre os métodos disponíveis, o Benchmarking Competitivo deve ser considerado com atenção, uma vez que possibilita uma análise aprofundada das práticas adotadas pelos concorrentes que já tenham apresentado resultados positivos — com as estratégias de marketing e demais posicionamentos reconhecidos como bons.

A ideia é considerar a utilização das ações semelhantes para a sua empresa, sempre levando em consideração a sua realidade e as necessidades próprias do seu negócio. Com isso, é possível otimizar os recursos e aumentar a competitividade diante da concorrência.

Como usar a análise competitiva de maneira estratégica

Quando utilizada corretamente, a análise competitiva pode render bons resultados para uma gestão empresarial. Para implantá-la de modo eficaz, no entanto, o ideal é realizar um estudo realista tanto do mercado de atuação quanto da situação, condições de produção, potencialidades e desafios da sua organização. Para desenvolver uma análise competitiva eficaz, é indicado que você:

  • identifique a sua concorrência;
  • conheça os pontos fortes e fracos de cada concorrente, com seus produtos, serviços, tempo de mercado etc.;
  • busque por análises competitivas que já tenham sido realizadas anteriormente;
  • use os resultados para aperfeiçoar os procedimentos da sua empresa e posicionar melhor o seu produto;
  • formalize suas informações em um relatório.

Vantagens da análise competitiva

A análise competitiva apresenta diversas vantagens para a tomada de decisões gerenciais importantes, que podem fazer diferença significativa para o sucesso de uma gestão estratégica. A seguir, listaremos algumas das principais vantagens da análise competitiva.

Ampla visão de mercado

Conhecer onde os clientes estão e quais são suas preferências, gostos e comportamentos amplia o campo de visão do gestor, de modo que ele passa a saber mais sobre seu público e consegue alinhar seu padrão de produção, atendimento e qualidade com as expectativas geradas. Também é mais fácil saber como as demais empresas se comportam diante das exigências do consumidor e a partir disso encontrar modos de se destacar.

Satisfação das necessidades de um nicho de mercado

Encontrar um nicho de mercado em que os clientes tenham interesse e estejam dispostos a comprar é um desafio enfrentado por todo departamento de marketing. A análise competitiva não só possibilita que essa fatia seja identificada, como também oferece dados sobre suas exigências — o que permite satisfazê-la e fidelizá-la.

Conquista de novos clientes

Além de agradar aos clientes já conquistados, a análise competitiva também é muito eficaz para atrair novos clientes, uma vez que permite a adoção de um plano estratégico de ações, por meio do qual a empresa vai conseguir ganhar destaque e se consolidar como referência em sua área de atuação.

Como resultado, a sua marca, com o tempo, vai ganhar cada vez mais credibilidade em seu setor de atuação e atrair novos consumidores a partir dessa credibilidade e da indicação de cada cliente satisfeito com os seus produtos e serviços.

Gostou deste artigo? Agora que você conhece melhor o que é a análise competitiva e como ela pode ser usada para uma gestão bem-sucedida e estratégica, pode definir um plano de ações e alcançar bons resultados. Conhecer bem o seu mercado de atuação, assim como os seus principais concorrentes, é uma boa maneira de se manter atualizado e preparado para ganhar cada vez mais destaque.

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