Todo gestor que está em busca de sucesso deve estar ciente da importância de usar estratégias eficientes para alcançar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Diante disso, a análise competitiva é uma poderosa ferramenta, pela qual é possível obter informações importantes e úteis para tomar boas decisões.
Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar a relevância de conhecer bem o conceito de análise competitiva, a fim de fazer bom uso dele para otimizar os recursos disponíveis e potencializar os resultados positivos — tudo isso por meio de planejamento estratégico e conhecimento de mercado. Continue a leitura e acompanhe!
O que é análise competitiva
Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores proporcionalmente exigentes, ganhar destaque em sua área de atuação requer ampla visão, credibilidade e alto padrão de qualidade. Para conquistar e se manter entre os melhores, no entanto, é preciso investir em um planejamento estruturado e que envolva toda a equipe profissional.
Diante de todos os desafios impostos pelo mercado, a análise competitiva pode ser usada como alternativa para a empresa se destacar e se consolidar como referência para todos os clientes. Mas, afinal, o que é a análise competitiva?
De modo simplificado, podemos entender a análise competitiva como um processo formal pelo qual é feita uma análise da atuação dos principais concorrentes de determinada empresa. A partir dessa avaliação, é possível conhecer melhor os cenários do momento e entender quais são os pontos fortes e fracos das principais empresas.
É importante ressaltar que o estudo realizado é qualitativo, ou seja, não somente números são levados em consideração, mas também estratégias, ações, posicionamentos da marca, credibilidade, pontos fortes e fracos etc. Mais do que somente entender a atuação das outras empresas, o principal objetivo da análise competitiva é identificar como a atuação de cada concorrente influencia e impacta o sucesso do seu negócio.
Devido à credibilidade e à qualidade oferecidas aos clientes e parceiros, essa também é uma maneira de conhecer o poder da sua marca e se posicionar com o destaque adequado. A análise competitiva é uma grande aliada do marketing de uma empresa, pois a partir dela é possível fazer um estudo completo do mercado e definir uma estratégia de destaque.
Métodos de análise competitiva
A análise competitiva pode ser desenvolvida de acordo com diferentes estratégias, sendo necessário que o gestor identifique aquela que melhor se adapta às necessidades da sua empresa.
Existem diversos momentos em que a análise competitiva pode ser realizada, como no lançamento de um novo produto/serviço ou quando a empresa precisa de ideias inovadoras. Entre os principais tipos de análise competitiva, estão: análise SWOT, 5 forças de Porter, pesquisa comparativa de satisfação de clientes e pesquisa de market share.
Dentre os métodos disponíveis, o Benchmarking Competitivo deve ser considerado com atenção, uma vez que possibilita uma análise aprofundada das práticas adotadas pelos concorrentes que já tenham apresentado resultados positivos — com as estratégias de marketing e demais posicionamentos reconhecidos como bons.
A ideia é considerar a utilização das ações semelhantes para a sua empresa, sempre levando em consideração a sua realidade e as necessidades próprias do seu negócio. Com isso, é possível otimizar os recursos e aumentar a competitividade diante da concorrência.
Como usar a análise competitiva de maneira estratégica
Quando utilizada corretamente, a análise competitiva pode render bons resultados para uma gestão empresarial. Para implantá-la de modo eficaz, no entanto, o ideal é realizar um estudo realista tanto do mercado de atuação quanto da situação, condições de produção, potencialidades e desafios da sua organização. Para desenvolver uma análise competitiva eficaz, é indicado que você:
- identifique a sua concorrência;
- conheça os pontos fortes e fracos de cada concorrente, com seus produtos, serviços, tempo de mercado etc.;
- busque por análises competitivas que já tenham sido realizadas anteriormente;
- use os resultados para aperfeiçoar os procedimentos da sua empresa e posicionar melhor o seu produto;
- formalize suas informações em um relatório.
Vantagens da análise competitiva
A análise competitiva apresenta diversas vantagens para a tomada de decisões gerenciais importantes, que podem fazer diferença significativa para o sucesso de uma gestão estratégica. A seguir, listaremos algumas das principais vantagens da análise competitiva.
Ampla visão de mercado
Conhecer onde os clientes estão e quais são suas preferências, gostos e comportamentos amplia o campo de visão do gestor, de modo que ele passa a saber mais sobre seu público e consegue alinhar seu padrão de produção, atendimento e qualidade com as expectativas geradas. Também é mais fácil saber como as demais empresas se comportam diante das exigências do consumidor e a partir disso encontrar modos de se destacar.
Satisfação das necessidades de um nicho de mercado
Encontrar um nicho de mercado em que os clientes tenham interesse e estejam dispostos a comprar é um desafio enfrentado por todo departamento de marketing. A análise competitiva não só possibilita que essa fatia seja identificada, como também oferece dados sobre suas exigências — o que permite satisfazê-la e fidelizá-la.
Conquista de novos clientes
Além de agradar aos clientes já conquistados, a análise competitiva também é muito eficaz para atrair novos clientes, uma vez que permite a adoção de um plano estratégico de ações, por meio do qual a empresa vai conseguir ganhar destaque e se consolidar como referência em sua área de atuação.
Como resultado, a sua marca, com o tempo, vai ganhar cada vez mais credibilidade em seu setor de atuação e atrair novos consumidores a partir dessa credibilidade e da indicação de cada cliente satisfeito com os seus produtos e serviços.
Gostou deste artigo? Agora que você conhece melhor o que é a análise competitiva e como ela pode ser usada para uma gestão bem-sucedida e estratégica, pode definir um plano de ações e alcançar bons resultados. Conhecer bem o seu mercado de atuação, assim como os seus principais concorrentes, é uma boa maneira de se manter atualizado e preparado para ganhar cada vez mais destaque.
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