Todas as empresas têm por objetivo apresentar resultados financeiros positivos. No entanto, muitas não monitoram seu desempenho e, assim, não conseguem saber se estão atingindo a meta ou o que falta para alcançá-la. Desse modo, acabam tomando ações que nem sempre colaboram para atingir esse fim. Para que isso não ocorra, é preciso mensurar resultados.
Essa é uma tarefa intrínseca para qualquer negócio que deseja corrigir seus problemas e desenvolver um processo financeiro virtuoso. Para atingir o potencial de sua empresa, estratégias adequadas devem ser utilizadas para identificar os gargalos que impedem o feito.
Quer saber como a mensuração do desempenho organizacional é fundamental para uma gestão alinhada com os objetivos? Entenda mais a seguir, conhecendo os benefícios dessa prática!
Quais os objetivos de mensurar resultados?
Praticar ações estruturadas sem medir os resultados é um grande erro. Afinal, para saber se as estratégias de fato proporcionam algum efeito e se ele é satisfatório, é necessário o acompanhamento através de indicadores econômicos e operacionais adequados. Além disso, uma empresa é dotada de diversas atividades e diferentes departamentos. Definir a melhor forma de controlar cada um e como analisar o impacto de cada elemento no resultado final do produto ou serviço é fundamental.
Sem isso, como seria possível verificar se os setores desempenham as atividades de modo satisfatório para o que a organização deseja obter? Nesse ponto é que entra a mensuração de resultados.
Quando nos voltamos para o âmbito financeiro, a medição é fundamental para identificar e conhecer a real situação financeira da empresa. Com ela, é possível enxergar os retornos dos investimentos e os gargalos produtivos e tomar melhores decisões para otimizar a performance da organização.
Como funciona a mensuração de resultados?
A mensuração de resultados funciona gerando dados acerca de atividades ou processos-chave, indicando um número com o intuito de promover uma visão clara do que está sendo atingido ali. Com eles, a empresa pode conhecer sua real situação e capacidade e, consequentemente, tomar decisões mais acertadas.
Isso é feito mensurando:
- previsto x realizado: medido o que a empresa planejou e o que realmente conseguiu atingir, entendendo a atual situação produtiva do negócio;
- dados em informações para a tomada de decisões;
- controle de eficiência: os dados gerados quanto à eficiência mostram o desempenho da equipe e dos instrumentos, orientando o gestor sobre quanto tempo ele demanda por atividade;
- indicadores operacionais: mostram como a empresa opera e qual o custo que isso demanda;
- informações financeiras e econômicas: mensurando os resultados obtidos financeiramente, é possível avaliar todas as questões econômicas do negócio, saber se ele realmente é lucrativo e resolver problemas de retorno.
Quais são os benefícios de mensurar resultados?
A mensuração de resultados é uma tarefa de extrema importância para uma organização, afinal, utilizando-se dela, é possível alavancar o desempenho organizacional e aprimorar a gestão. Assim, seu negócio consegue de fato atingir os objetivos da administração. Tudo isso é possível graças à junção de todas as vantagens que a empresa adquire medindo sua performance. Veja quais são elas a seguir.
Conhecimento do negócio
Para promover ações adequadas às necessidades da sua empresa, é preciso conhecê-la de ponta a ponta. Entender o andamento de cada setor, os aspectos financeiros e qual a fase pela qual ela está passando ajuda a pautar estratégias melhores.
Mensurando resultados, você adquire uma visão ampla de como cada atividade da empresa está evoluindo e qual será o impacto final. Assim, além de compreender a fundo capacidade produtiva, o gestor consegue prever os próximos desempenhos e empregar esforços para modificá-los a tempo — se necessário.
Outro ponto a ser considerado quanto a esse aspecto é que os gargalos conseguem ser identificados. Muitas vezes, um problema no faturamento pode decorrer de outros setores e, desse modo, não consegue ser facilmente identificado.
Analisando os indicadores, é possível integrar a visualização organizacional e relacionar os departamentos. Assim, o efeito desse conhecimento é conseguir conceber como se dá, realmente, o funcionamento de seus processos.
Tomada de decisões
É fato que a tomada de decisão afeta brutalmente a empresa. Uma escolha mal feita ou que despreze uma informação importante pode prejudicar os negócios ou até mesmo colocar em risco o seu funcionamento.
Imagine que a empresa deseje fechar um contrato grande, que demande muito mais pedidos do que eram feitos anteriormente. A administração entende que pode atender a essa demanda, mas não conseguiu analisar que a produtividade da empresa está diminuída.
A consequência provavelmente será não conseguir atender à nova parceria e deixar o cliente insatisfeito com os serviços, não é mesmo? Com a mensuração dos resultados da equipe, esse problema teria sido visto anteriormente e atitudes para identificar a causa e saná-la já teriam sido tomadas.
Em situações como essa, poder contar com um arsenal de dados a respeito do seu negócio, dos seus colaboradores e do financeiro é uma excelente ferramenta, pois com elas você consegue compreender melhor as consequências de uma atitude e se a instituição pode arcar com elas.
Melhoria contínua
Em um mercado altamente competitivo, é preciso estar em constante melhoria contínua, a fim de otimizar os processos e conseguir enfrentar a concorrência. Também é preciso atentar-se para o fato de que gerir um negócio não é uma tarefa fácil. Muitos são os problemas que ocorrem a todo momento. Quando eles não são solucionados e se acumulam, um grande déficit em toda a cadeia é gerado.
Quando os administradores têm a oportunidade de acompanhar pontualmente todas as questões pertinentes, as ações são tomadas em tempo. Esse acompanhamento, além de oferecer um diferencial competitivo, garante agilidade na gestão e suaviza os impactos negativos gerados ao longo do tempo.
Se sua instituição se preocupa em atingir altas taxas de ocupação e processos estruturados, investir em gestão é a única alternativa.
Aumento de produtividade
Os produtos ou serviços que você tem capacidade de produzir são responsáveis diretos pelo seu faturamento. Contar com um desempenho ruim pode dificultar ou, mesmo, impedir que as portas da empresa se mantenham abertas.
Porém, para saber se isso é uma consequência do trabalho da equipe, dos fornecedores, dos gastos mal administrados, de planejamento mal estruturado ou de qualquer outra etapa referente ao processo, é preciso controlar cada um deles.
Assim, fica claro que a mensuração de resultados é de extrema importância para resolver questões que diminuem a produtividade. Por isso, um dos principais benefícios que a instituição adquire ao acompanhar essas informações é o autoconhecimento.
Mensurar resultados é uma atividade crucial para melhorar a administração. Ela identifica problemas e dá uma visão mais ampla e acertada para a gestão. Para cuidar de setores delicados, como o financeiro, contar com essa ajuda para conhecer a fundo o departamento é a melhor escolha.
Este artigo ajudou a perceber como essa ferramenta pode alavancar o potencial da sua empresa? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus parceiros aprimorar a gestão!