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Entenda o que levar em consideração na hora de precificar produtos

Precificar adequadamente seus produtos e serviços é um processo fundamental para obter sucesso com as vendas e garantir um crescimento sustentável. No entanto, definir um preço certo é sempre uma tarefa difícil nas pequenas e médias empresas.

Compreender quais os fatores estratégicos impactam no preço de venda e quais as variáveis do negócio precisam ser controladas para precificar corretamente é um processo que exige conhecimento interno dos processos e dos materiais, além de exigir um conhecimento do mercado em que a empresa está inserida.

Quer entender mais sobre como estabelecer corretamente o preço de seus produtos e serviços? Então continue conosco! Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto e vai ajudá-lo a entender o que considerar para chegar ao melhor resultado!

Qual a importância de precificar produtos adequadamente?

O preço é um dos fatores-chave de um negócio. Ele precisa estar alinhado com a estratégia definida pela PME, além de refletir a estrutura de custos do negócio.

Apesar de ser uma etapa fundamental em qualquer momento do seu negócio, especialmente no início da operação ela é ainda mais importante, contribuindo efetivamente para a sobrevivência da empresa. A estabilidade do seu negócio depende de um capital de giro bem estruturado, além de lucro compatível.

Conclusivamente, é necessário encontrar o balanço ideal de preço que banque os seus processos produtivos e ainda consiga enfrentar a concorrência. Normalmente, a inexistência de um sistema de custeio ou informações imprecisas complicam esta etapa. Calcular mal ao realizar essa tarefa pode desbalancear a relação gastos x ganhos e impedir que seu negócio tenha o retorno desejado.

Quais são as estratégias para realizar a precificação?

Existem diferentes formas de realizar a precificação de um produto. Cada uma delas tem uma abordagem específica e difere no foco levado em consideração. Descubra algumas delas!

Precificação baseada em custos

Essa é a forma mais simples, direta e utilizada para precificar uma mercadoria. O princípio é obter o seu custo e adicionar a margem de lucro que se quer em relação a ele.

Precificação baseada na demanda

O valor pautado na demanda contém uma avaliação do mercado. Ou seja, o preço é influenciado pelo valor percebido pelos consumidores ao comprar esse produto e pelo quanto eles estão dispostos a pagar por ele.

Neste caso, não adianta calcular o custo e embutir uma margem de lucro. O processo é inverso, dado o valor percebido e a margem requerida, você determina qual deve ser o seu custo.

Precificação de risco

Mais utilizada para a precificação de serviços, você sabe quanto custa determinada atividade de seu cliente, mas não consegue determinar a demanda ou quando ele irá consumir seu serviço. Utiliza métodos estatísticos e matemáticos avançadas para a condução do processo e identificação do perfil do cliente.

O que levar em consideração na hora de precificar seus produtos?

Ao precificar seus produtos e serviços, alguns fatores essenciais devem ser considerados a fim de garantir um preço adequado para seu negócio. Quer entender quais são eles para garantir que todos os aspectos estão sendo considerados no seu negócio? Vamos explicar!

Estratifique e analise os seus custos

É fundamental entender os custos variáveis de cada produto ou serviço, a fim de entender a margem de contribuição de cada item vendido. Esta medida contribuirá para entender o quanto cada produto contribui para o negócio.

Por outro lado, também é fundamental compreender os custos fixos da empresa, uma vez que dependendo da sua estrutura, estes valores podem ser consideráveis.

Tenha padrões de referência

Se você já estratificou seus custos, perceba o impacto de oscilações da taxa de ocupação no custo final de seu produto. Utilize informações flexíveis, que lhe permitam não só calcular o custo realizado do produto, mas também padrões de referência ideais e em condições normais de operação.

A comparação desses resultados permitirá que você se conheça melhor, explore suas potencialidades, defina planos de ação e precifique corretamente seus produtos.

Verifique impostos e comissões

Para manter um negócio funcionando, muitos tributos são inseridos e pesam no orçamento da empresa.

Além disso, para efetuar as vendas, existem comissões a serem pagas, seja para os funcionários, seja para distribuidoras ou demais canais.

Defina a sua margem de lucro

Ao estabelecer qual será a margem obtida, pense que, além de ganhar rendimentos satisfatórios, o cliente final precisa ser levado em consideração. Caso não haja bom senso, o valor cobrado pelo seu item pode afugentar os consumidores e isso terá o efeito contrário do esperado.

Analise o mercado

O preço é parte importante da imagem de um produto e do público que ele atinge. Por exemplo, uma mercadoria cara acresce a impressão de luxo e requinte a ela. Assim, o valor cobrado define o seu posicionamento, fixando quem é o seu público-alvo e a linha de consumo.

Adicionalmente, de nada adianta você ter um processo bem estabelecido de precificação se seu preço estiver fora do padrão do mercado em que você está inserido.

Controle o resultado

Precificar o seu produto é uma atividade relacionada ao planejamento. Sendo assim, após precificar e vender seu produto, gire o PDCA e controle o realizado. Ou seja, entenda se o custo planejado foi efetivamente realizado e entenda os motivos pelos quais a execução diferiu do planejamento. Assim você entende seu negócio, reavalia o processo e melhora o processo de precificação.

Precificar produtos utilizando-se de critérios adequados é fundamental para garantir a saúde financeira da sua empresa. Analisar todos os pontos e assegurar-se de que a sua empresa está praticando um valor adequado tanto para a instituição quanto para manter a atratividade para os clientes é um fator determinante na lucratividade.

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