O retorno sobre o investimento é um dos indicadores mais importantes na gestão de uma empresa. Com esse valor os administradores conseguem observar se seu negócio é rentável e se o capital aplicado rende adequadamente com as expectativas da organização.
Quer saber como calcular esse índice e conferir se suas estratégias oferecem bons frutos para sua empresa? Continue conosco, preparamos um artigo para lhe explicar como chegar a esses indicadores e compreender o que eles revelam sobre a aplicação de capital!
O que é retorno sobre o investimento?
Para uma gestão empreendedora, com certeza um dos grandes índices é o retorno sobre o investimento, ou ROI (Return On Investiment). Essa métrica precisa ser acompanhada durante todo o negócio, afinal, com ela é possível saber quais são seus reais resultados e se os esforços empenhados estão tendo o efeito desejado.
Assim, o ROI é um indicativo que permite apontar quanto foi possível obter a partir de determinado investimento. Pode-se resumi-lo como uma relação dos lucros e prejuízos que foram proporcionados pelo capital aplicado.
O retorno sobre o investimento é utilizado com diversos intuitos, por isso pode ser considerado uma ferramenta estratégica da gestão.
Qual é a importância do retorno sobre o investimento para os negócios?
Calcular o ROI tem grande importância para um projeto. Com este indicador, pode-se verificar a viabilidade de qualquer investimento, funcionando como uma ferramenta que otimiza os recursos aplicados pela empresa.
Com essas informações, a empresa consegue planejar a aplicação de seus recursos, estruturando um projeto para investir o capital adequadamente e obter os maiores retornos possíveis.
Como calcular o ROI?
O cálculo do retorno sobre o investimento é bastante direto e objetivo. Para realizá-lo, você subtrai o investimento realizado do valor obtido de lucro e, posteriormente, divide o montante pelo investimento realizado. Assim, a fórmula é dada por:
ROI = (valor obtido de lucro – valor total do investimento) / valor do investimento x 100
Como visto acima, você pode multiplicar o resultado do cálculo por 100, para que se obtenha a porcentagem, utilizada algumas vezes para demonstrar este valor. Para entender melhor, vamos trabalhar com um exemplo:
Suponha que você vai investir em equipamentos para automatizar a produção. Para tanto, foi necessário um investimento de 10 mil reais. As vendas do produto a partir desta automatização foram de 20 mil reais e você teve um custo de 2 mil reais para produzi-los. Será que o investimento valeu a pena? O ROI é um indicador que possibilita responder a esta pergunta.
Sendo assim, podemos calcular:
ROI = [(20.000 – 2.000) – 10.000/ / 10.000 = 0,80…;
0,80 x 100 = 80%;
A partir da avaliação dos resultados, podemos dizer que o retorno sobre este investimento foi de 0,80 vezes o valor investido. Ou então, 80%.
A partir desses indicadores, você entende se o negócio é realmente rentável. Com isso, é possível estruturar um planejamento do seu investimento.
Quais são as vantagens de calcular o ROI?
Otimização dos investimentos
Como já citamos brevemente, medir o retorno sobre o investimento permite analisar o impacto do capital investido. Com isso, a empresa consegue ver quais são as melhores alternativas e escolher a mais rentável, garantindo uma aplicação segura e lucrativa.
Aprimoramento da estratégia
O ROI proporciona um sistema escalável. Ou seja, que pode ser usado para qualquer aplicação de investimento da empresa. Assim a gestão elabora uma estratégia bem endossada, analisando todos as aplicações simultaneamente, optando pelas mais vantajosas e que condizem com as expectativas de retorno.
Alcance das metas
Uma organização que visa o crescimento necessariamente utiliza metas para determinar qual caminho vai ser traçado até a expansão. Porém, é necessário verificar com índices se os investimentos para expandir a empresa vão ter os resultados esperados.
Com o cálculo do retorno sobre o investimento, você vê onde pode chegar e qual caminho é necessário para isso. Dessa forma, aprende exatamente o percurso certo para atingir os objetivos.
Compreender o retorno sobre o investimento e utilizá-lo para medir o andamento dos seus negócios é a melhor maneira de planejar e aplicar adequadamente os recursos para obter resultados mais expressivos.
Quer aprender outras métricas que ajudam a conhecer o que é preciso fazer para lucrar quanto você espera? Leia nosso texto sobre ponto de equilíbrio e saiba como usar a fórmula para compreender seu financeiro e promover melhores estratégias para a rentabilidade.