Blog

Veja 6 dicas de crescimento sustentável para sua empresa

Estabelecer uma gestão capaz de promover o crescimento sustentável do empreendimento é um desafio com que todo empresário precisa lidar no cotidiano administrativo. Afinal, tão relevante quanto se estabelecer no mercado, é encontrar formas de se manter, principalmente em momentos de crise.

Com o mercado cada vez mais competitivo e o consumidor proporcionalmente exigente, é preciso estar preparado para otimizar os recursos disponíveis e fortalecer os ganhos. Neste post, falamos sobre o tema e apontamos seis dicas que podem ser úteis para que sua empresa equilibre entradas e saídas e estabeleça uma gestão eficiente. Confira!

O que é crescimento sustentável

Muito se fala sobre a importância do crescimento sustentável, mas o que esse conceito significa na prática? Uma forma simplificada de entendê-lo é pensar que ele ocorre quando a organização encontra o equilíbrio entre o uso de recursos, investimentos e receitas, de modo que tragam lucro e permitam manter sua competitividade no mercado.

Alcançar o crescimento sustentável não é uma tarefa fácil. Isso porque ela exige conhecimento do mercado de atuação, bem como visão estratégica. Para as pequenas e médias empresas (PMEs), o desafio é ainda maior: afinal, as instabilidades externas podem ter forte impacto em sua operação.

Para superar isso, o ideal é se cercar de boas ferramentas. Afinal, a ideia é promover uma gestão estratégica e obter resultados consistentes em curto, médio e longo prazos. Além disso, também é indicado mensurar os resultados periodicamente, assim como fazer as possíveis correções sempre que necessário.

Dicas para alcançar o crescimento sustentável

1. Tenha um planejamento financeiro sólido

Independentemente do tamanho da empresa, pensar no aspecto financeiro é fundamental para alcançar o sucesso em operações e investimentos. No que se refere às PMEs, isso é ainda mais relevante. Cabe lembrar da força desse setor, que movimenta trilhões de reais todos os anos no Brasil e corresponde a uma fatia importante do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Nesse contexto, um planejamento financeiro bem desenvolvido contribui para o estabelecimento de metas, que devem ser atingidas com o tempo de forma a obter o desenvolvimento constante dos negócios. Com objetivos possíveis de serem alcançados e uma estratégia bem traçada, é possível chegar aos resultados almejados.

2. Estabeleça indicadores de desempenho

Definir indicadores de desempenho é uma maneira de o gestor acompanhar o andamento do trabalho enquanto analisa se todas as ações têm ocorrido conforme o esperado. Por isso, o ideal é estabelecer indicadores de acordo com a realidade da companhia e mensurar os resultados com atenção.

Também é essencial fazer os alinhamentos necessários na estratégia o mais rápido possível. Assim, é mais fácil minimizar possíveis perdas, bem como intensificar os ganhos da companhia nos momentos mais favoráveis.

3. Invista na capacitação da equipe

Uma equipe capacitada não só produz mais: ela atua melhor. Por isso, é indicado que o gestor invista constantemente na qualificação dos profissionais. Além disso, uma equipe bem preparada, em geral, trabalha com mais confiança e segurança.

Isso naturalmente aumenta a credibilidade no trabalho desenvolvido e o padrão de qualidade no atendimento, o que é um importante diferencial competitivo. O ideal é investir em cursos, treinamentos e workshops para aprimorar o conhecimento dos profissionais.

4. Controle o fluxo de caixa

fluxo de caixa é um dos aspectos centrais na administração de uma empresa e, por isso, é fundamental que o gestor tenha controle total sobre ele. Conhecer todas as entradas e saídas da companhia possibilita que o administrador entenda melhor o funcionamento do negócio. E mais: a partir dessas informações, ele pode estabelecer projeções de cenários e respectivos investimentos.

Por outro lado, quando o gestor não tem controle sobre o fluxo de caixa, é como se ele trabalhasse no escuro. E isso, em qualquer empresa, pode ter muitas consequências negativas em diversos setores e aspectos estratégicos, como o financeiro.

5. Conheça as operações

É essencial que o administrador acompanhe de perto o desenvolvimento da empresa para saber quais são suas maiores dificuldades, potencialidades e diferenciais perante os concorrentes. Assim, quanto mais controle ele tiver sobre os processos da organização, maiores são as chances de atuar de forma a obter um desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Em especial nas PMEs, é essencial que o administrador esteja preparado para lidar com as instabilidades externas. Essa tarefa requer atenção redobrada e conhecimento profundo das operações e dos processos administrativos e de produção.

6. Reduza custos

Tão importante quanto produzir e vender é cuidar para que os custos de produção sejam mantidos sob controle. Sem isso, a margem de lucro da organização pode ficar comprometida.

Nesse cenário, é fundamental que o gestor encontre maneiras de diminuir os custos da operação. Isso pode ser alcançado a partir da otimização de recursos, do aumento da produtividade e da melhoria no padrão de qualidade.

Os benefícios do crescimento sustentável

Uma empresa com desenvolvimento sustentável pode se beneficiar de uma série de fatores — e eles são fundamentais para sua consolidação e seu fortalecimento no mercado. Entre as principais vantagens estão:

  • crescimento econômico;
  • maior produtividade;
  • consolidação no mercado;
  • credibilidade perante o consumidor;
  • aumento da margem de lucro;
  • maior capacidade de lidar com momentos desfavoráveis;
  • aumento da competitividade;
  • crescimento consciente.

Diante dos inúmeros desafios impostos a cada setor, é preciso que o gestor adote medidas que possam contribuir para uma administração bem-sucedida. Só assim o empreendimento vai ter um crescimento verdadeiramente sustentável.

Agora que você já conhece a importância do crescimento sustentável, que tal implementar ações práticas na sua empresa para obter melhores resultados de acordo com a estratégia definida? Com conhecimento, dedicação e foco, é possível estabelecer metas e atingir os objetivos propostos.

Quer aumentar seu conhecimento sobre o assunto e transformar ainda mais seus ganhos? Então, continue sua visita aqui no blog e aproveite para descobrir como o planejamento financeiro bem estruturado pode ser útil para as PMEs.

compartilhe

Posso ajudar?