Softwares de Gestão
Como todos sabem, gerenciar qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou área de atuação, não é uma tarefa nada fácil. A administração de inúmeras atividades complexas – estoque, financeiro, produção, fluxo de caixa e afins – demanda tempo, planejamento e muita organização de todos os colaboradores e principalmente dos gerentes e líderes.
No meio desse cenário, a implantação de softwares para o auxílio na gestão entrou em voga a todo vapor no mundo corporativo. No entanto, muitos gerentes não sabem os tipos de softwares existentes , quais as funcionalidades que eles devem desempenhar para otimizar os resultados e, principalmente, como proceder durante o processo de instituição dos softwares nas empresas
Será que a não implementação de um software está prejudicando o meu negócio? Será que o meu software atende as minhas demandas? Esclareceremos nesse post o que é esse novo paradigma de gestão e como ele pode alavancar os seus resultados.
Softwares!?
Com o objetivo de facilitar e otimizar essas atividades, a transformação digital tem sido uma realidade cada vez mais presente no ambiente corporativo, otimizando processos e proporcionando mais flexibilidade às rotinas de trabalho.
A tecnologia é uma das maiores aliadas na administração de qualquer negócio e contribui significativamente para o crescimento das organizações. Caso você esteja pensando que isso é somente bobagem e passageiro, tente olhar com outros olhos. Existem hoje empresas e consultorias focadas somente na instrução das empresas para esse paradigma de trabalho e esse cenário só tende a crescer.
Softwares de Gestão, o que são?
Em primeiro lugar, é preciso perceber que um software de gestão pode ter várias aplicações integradas. Estas aplicações adaptam-se a várias áreas dentro de uma empresa, sempre com vistas a melhorar os processos organizacionais.
Também é importante frisar que a sua empresa não precisa dispor de apenas um software de gestão que englobe todas as funcionalidades, caso que muitas vezes pode até ser prejudicial. Deve-se analisar quais funcionalidades cada software dispõe e, então, decidir se vale a pena implantá-lo no empreendimento.
Dentre as funcionalidades que os softwares de gestão devem dispor destacam-se:
- Gestão de Estoques
- Orçamentos e Vendas
- Emissão de Notas e Boletos
- Gestão de Projetos
- Gestão de Custos
- Supply chain
- Contabilidade
Ao implementar um software de gestão no local de trabalho você vai conseguir de uma forma mais eficaz armazenar todas as informações para a tomada de decisões não mais empiricamente, mas com dados e informações quantitativas. Posteriormente, com os relatórios e dashboards vai conseguir ter uma visão geral de todos os dados de uma forma mais visual e transparente.
O que um Software de Gestão tem de vantajoso?
Apresentado o que é um software de gestão, é fundamental compreender como ele pode beneficiar o desempenho do seu negócio. Os principais aspectos a serem considerados em um software de Gestão são: (i) a interface com o usuário, (ii) a possibilidade de customizá-lo para seu negócio e (iii) o suporte. Dentre as vantagens que essas ferramentas proporcionam, destaca-se:
- Otimização da gestão;
- Controle, agilidade e confiabilidade dos processos;
- Rastreabilidade das informações;
- Integração e comunicação de diferentes setores da empresa;
- Alinhamento com os objetivos organizacionais;
- Otimização e padronização das atividades;
- Dados mais estruturados e acessíveis;
- Transparência.
São muitos os benefícios desses softwares, mas o principal benefício é a melhoria na tomada de decisões. Os gerentes irão dispor de informações relevantes sobre o seu negócio de uma forma acessível, estruturada, rastreável e confiável.
Tal fato confere ao processo de decisão uma confiabilidade significativamente maior, umas vez que será possível a simulação de cenários para nortear o planejamento e controle das decisões tomadas.
Tipos de Softwares Gestão:
Tendo em vista a conjuntura de inovação e advento dos softwares para gerir o seu negócio, foram desenvolvidas aplicações que permitem gerir seus processos de forma eficiente e principalmente, inteligentes. Dentre elas se destacam:
ERP
ERPs (Enterprise Resource Planning) são sistemas de gestão que gerenciam todas as operações que acontecem diariamente em uma empresa. Eles oferecem visibilidade, funções analíticas e eficiência em todos os aspectos do seu negócio.
CRM
Esse tipo de plataforma foca nas interações com clientes, facilitando a gestão por meio da visualização intuitiva das informações: dados, histórico de ações, estágio do funil
Gestão de Projetos
Softwares de gestão de projetos desenvolvem funcionalidades para o acompanhamento e cumprimento dos prazos dos projetos. Ou seja, o gerenciamento serve para que o objetivo do projeto seja atingido de acordo com os requisitos estabelecidos durante o planejamento e coordenando os dispêndios durante esse processo.
Conclusão
No cenário atual, um software de gestão empresarial tornou-se uma necessidade, não mais um luxo.
A implementação de um software de gestão é de fundamental auxílio na administração de empresas. Este software vai ajudá-lo na organização para um melhor funcionamento do fluxo de trabalho, ao mesmo tempo que ajuda a acelerar os processos organizacionais e negócios.
Portanto, acredito que nesse post tornei visível a importância desses softwares no desenvolvimento dos empreendimentos atuais e que empresas que não contemplam no seu cotidiano a automatização de processos e a incorporação de dados em softwares, não tem como se destacar no mercado competitivo de hoje.
Faça dos seus softwares seus aliados estratégicos.
Domingos Barros Lopes Neto