Blog

Rentabilidade por Produto e Serviço

Resultado por Produto e Serviço

Toda empresa sabe quanto fatura, quanto gasta e quanto sobra. No entanto, quase a totalidade das empresas comercializa mais de um produto. Será que todos possuem o mesmo resultado? Como gerenciar a sua empresa sem essa informação?

Quer saber como determinar o rentabilidade por produto e serviço, as informações geradas e análises potenciais que essa informação proporciona? Leia nosso texto!

Como determinar o faturamento por produto e serviço

No que tange ao faturamento, as empresas normalmente sabem qual o valor de venda de cada produto para cada cliente. Nesse sentido, é necessário apenas consolidar todas vendas por cliente/produto em um relatório padrão para facilitar o acompanhamento.

O grande ponto que surge na apuração do faturamento por produto é nas vendas casadas, nas quais você vende um mix de produtos por determinado preço. Uma sugestão bem simples para estes casos é alocar o faturamento na proporção do preço padrão de cada produto.

Como determinar o custo variável por produto e serviço

Os custos variáveis (hiperlink) são aqueles que variam de acordo com a quantidade produzida ou vendida. Considera-se como variáveis os custos de matérias-primas, embalagens, fretes, comissões e materiais de apoio para a produção. Para esses custos, o método de alocação consiste em alocar todo o valor consumido diretamente aos produtos e serviços. Caso sua empresa tenha estrutura de produtos, esse processo é facilitado e permite ainda avaliar a eficiência da utilização dos recursos para cada produto.

Como determinar o custo fixo, direto e indireto, por produto e serviço

Para esses custos, não existe mágica: você precisa de um bom sistema de custeio. Dependendo do tamanho de sua empresa, da complexidade dos processos e de suas necessidades gerenciais, esse terá maior ou menor grau de detalhamento. Para isso, você precisará de um profissional qualificado e com experiência. Aqui, vale relembrar que é melhor você não ter informações de custos do que tê-las de forma equivocada.

Dado que você tenha essa informação, você conseguirá mensurar o custo unitário de cada produto e o impacto dos processos e de cada item de custo fixo em cada produto. De posse dessas informações, será possível determinar a margem de contribuição (preço – custos variáveis), margem operacional (margem de contribuição – custos fixos diretos) e margem de lucro de cada produto (margem operacional – custo indireto).

Benefícios de Determinar as margens de cada produto e serviço

Como você está percebendo ao longo desse texto, determinar as margens de cada produto e serviço exige organização, método e experiência. Esse pode ser um caminho difícil, e por vezes, pessoas envolvidas com o cotidiano da empresa têm dificuldade de conduzir esse processo. Apesar disso, os benefícios que esse processo gera são enormes.

Dentre os benefícios informacionais e gerenciais, citamos: identificar gargalos, transparência dos custos, identificar produtos com preço desajustado em relação ao custo, nortear o corte seletivo de gastos, possibilitar simulação e controle de resultado, avaliar o impacto da taxa de ocupação nos custos e resultado por produto, identificar potencial de venda casada, identificar atividades que não agregam valor, etc. Como você pode perceber, poderíamos passar o dia inteiro falando dos benefícios de determinar a rentabilidade e os custos por produto ou serviço.

Muitas empresas têm dificuldade de percorrer esse caminho sem o auxílio externo. Você, que precisa fortalecer a gestão de sua empresa, quer saber a rentabilidade e os custos de cada produto em sua empresa? Entre em contato com a Parametrus através do e-mail parametrus@parametrus.com.br, que iremos te auxiliar a potencializar seus resultados, implementando essa lógica em sua empresa!

 

Rafael Fontoura Andriotti

compartilhe

Posso ajudar?