Blog

Rentabilidade por Produto e Serviço

Resultado por Produto e Serviço

Toda empresa sabe quanto fatura, quanto gasta e quanto sobra. No entanto, quase a totalidade das empresas comercializa mais de um produto. Será que todos possuem o mesmo resultado? Como gerenciar a sua empresa sem essa informação?

Quer saber como determinar o rentabilidade por produto e serviço, as informações geradas e análises potenciais que essa informação proporciona? Leia nosso texto!

Como determinar o faturamento por produto e serviço

No que tange ao faturamento, as empresas normalmente sabem qual o valor de venda de cada produto para cada cliente. Nesse sentido, é necessário apenas consolidar todas vendas por cliente/produto em um relatório padrão para facilitar o acompanhamento.

O grande ponto que surge na apuração do faturamento por produto é nas vendas casadas, nas quais você vende um mix de produtos por determinado preço. Uma sugestão bem simples para estes casos é alocar o faturamento na proporção do preço padrão de cada produto.

Como determinar o custo variável por produto e serviço

Os custos variáveis (hiperlink) são aqueles que variam de acordo com a quantidade produzida ou vendida. Considera-se como variáveis os custos de matérias-primas, embalagens, fretes, comissões e materiais de apoio para a produção. Para esses custos, o método de alocação consiste em alocar todo o valor consumido diretamente aos produtos e serviços. Caso sua empresa tenha estrutura de produtos, esse processo é facilitado e permite ainda avaliar a eficiência da utilização dos recursos para cada produto.

Como determinar o custo fixo, direto e indireto, por produto e serviço

Para esses custos, não existe mágica: você precisa de um bom sistema de custeio. Dependendo do tamanho de sua empresa, da complexidade dos processos e de suas necessidades gerenciais, esse terá maior ou menor grau de detalhamento. Para isso, você precisará de um profissional qualificado e com experiência. Aqui, vale relembrar que é melhor você não ter informações de custos do que tê-las de forma equivocada.

Dado que você tenha essa informação, você conseguirá mensurar o custo unitário de cada produto e o impacto dos processos e de cada item de custo fixo em cada produto. De posse dessas informações, será possível determinar a margem de contribuição (preço – custos variáveis), margem operacional (margem de contribuição – custos fixos diretos) e margem de lucro de cada produto (margem operacional – custo indireto).

Benefícios de Determinar as margens de cada produto e serviço

Como você está percebendo ao longo desse texto, determinar as margens de cada produto e serviço exige organização, método e experiência. Esse pode ser um caminho difícil, e por vezes, pessoas envolvidas com o cotidiano da empresa têm dificuldade de conduzir esse processo. Apesar disso, os benefícios que esse processo gera são enormes.

Dentre os benefícios informacionais e gerenciais, citamos: identificar gargalos, transparência dos custos, identificar produtos com preço desajustado em relação ao custo, nortear o corte seletivo de gastos, possibilitar simulação e controle de resultado, avaliar o impacto da taxa de ocupação nos custos e resultado por produto, identificar potencial de venda casada, identificar atividades que não agregam valor, etc. Como você pode perceber, poderíamos passar o dia inteiro falando dos benefícios de determinar a rentabilidade e os custos por produto ou serviço.

Muitas empresas têm dificuldade de percorrer esse caminho sem o auxílio externo. Você, que precisa fortalecer a gestão de sua empresa, quer saber a rentabilidade e os custos de cada produto em sua empresa? Entre em contato com a Parametrus através do e-mail parametrus@parametrus.com.br, que iremos te auxiliar a potencializar seus resultados, implementando essa lógica em sua empresa!

 

Rafael Fontoura Andriotti

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp
Open chat
Posso ajudar?