Blog

Não importa o tamanho da sua empresa, ter um Controller é essencial!

Não tenho visualização do comportamento do meu fluxo de caixa no curto e médio prazo. Muito menos planejamento financeiro que suporte a execução das estratégias do meu negócio.

Uma máquina precisou ser substituída e você se viu de uma hora para outra sem caixa para pagar as contas? Aquela parcela anual do financiamento chegou e para honrar você vai deixar de pagar alguns fornecedores? O cliente atrasou o pagamento e você teve que pegar juros caros para cobrir a folha de pagamento? Você já se viu em alguma destas situações?

Imprevistos acontecem, mas no geral problemas de fluxo de caixa pouco ou nada tem a ver com imprevistos. Na maioria dos casos estão relacionados à falta de um planejamento financeiro de curto e médio prazo.

Para evitar situações como as descritas acima, é essencial que anualmente seja elaborado um orçamento. Não importa quanto você esteja particularizado com as despesas recorrentes, utilizar uma ferramenta computacional que suporte esta atividade é essencial para não deixar de enxergar “picos e vales” conforme o comportamento de suas receitas e despesas.

E para realizar este exercício de elaboração e acompanhamento, ninguém melhor que o setor de Controladoria para conduzir este processo. Ele vai garantir a correta estruturação dos dados, a forma mais resumida e intuitiva que vai permitir uma rápida análise dos números, além de estruturar dashboards gerenciais que permitirão o acompanhamento mês a mês dos valores orçados e realizados.

Como uma forma de solucionar este problema e profissionalizar sua empresa, você deve avaliar a implementação de um setor de Controladoria, setor responsável por estruturar e prover informações gerenciais acuradas que embasam a tomada de decisão estratégica. A Controladoria executa um papel tão importante no negócio que normalmente realiza as funções de gestão sobre o financeiro e a contabilidade.

A controladoria não elimina nem substitui as áreas de contabilidade e financeiro. Deve haver uma sinergia entre todas as áreas, de forma que elas se complementem para atingir o objetivo final.

“Mas ter uma Controladoria requer uma estrutura maior do que a da minha empresa atualmente, não tenho porte ainda para contratar um Controller”. Que tal dar uma olhada então nesta nova tendência de terceirização de controladoria, que por um custo baixo te permite ter um alto padrão na disponibilidade de informações gerenciais para o seu negócio?

Terceirize sua Controladoria com o modelo de Controller as a Service!

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Posso ajudar?