O papel do CFO (Chief Financial Officer) dentro de uma organização se estendeu para além dos deveres financeiros tradicionais. A função agora assume maiores responsabilidades estratégicas, o que sobrecarrega muitos desses profissionais. Seja avaliando a viabilidade de novas tecnologias ou colaborando no atingimento de metas de lucro, espera-se que o CFO apoie o crescimento da empresa.
Nesse contexto, um estudo da Gartner entrevistou 234 CFOs, levantando os principais desafios do cargo para 2023. Os três mais citados pelos entrevistados são os seguintes:
1. Aquisição e retenção de talentos
Um desafio crítico para um CFO, em um contexto de grande mudança e aumento da responsabilidade estratégica, é exatamente encontrar e reter pessoas preparadas para enfrentar esse cenário. À medida que suas funções e requisitos foram ampliados, as habilidades que os CFOs buscam na equipe também mudaram.
Segundo a Forbes, aproximadamente 80% dos CFOs priorizam habilidades tecnológicas na aquisição de talentos. Uma tendência para 2023 é a de contratar cientistas de dados para depois capacitá-los em princípios financeiros.
Assim como proeza técnica, a equipe financeira, ao assumir maiores responsabilidades estratégicas, precisa ampliar suas habilidades de comunicação.
Essas novas exigências se refletem em custos adicionais de contratação, o que reforça a importância de reter os talentos dentro da organização.
2. Cortar os Custos Certos
Cortar custos é um bom objetivo, mas é preciso entender qual custo traz resultados à organização e qual é descartável. A agilidade atual do mercado ampliou a necessidade de dados para apoiar a tomada de decisão.
Nesse contexto, os dados precisam estar unificados e os processos automatizados: planilhas desconectadas e processos manuais de consolidação e análise de dados não entregam as respostas que o CFO precisa dentro do tempo de que ele dispõe.
De acordo com pesquisa da Accenture, 76% dos CFOs acreditam que unificar bases de dados é essencial para atingir os objetivos de negócios e para garantir a precisão e a confiança das suas demonstrações financeiras.
3. Previsão de Cenários Futuros (Forecasting)
Além de olhar para o passado, é preciso olhar para o futuro. Para os CFOs, um dos desafios em 2023 é observar os dados e captar tendências e insights que apoiem a estratégia da empresa nos próximos anos.
Ainda assim, muitas equipes apoiam decisões apenas na experiência, em parte por não ter confiança nos próprios dados e análises. Adotar a análise preditiva pode ser desafiador para CFOs que tradicionalmente confiaram na sua intuição e cujas equipes ainda estão desenvolvendo sua proficiência em ciência de dados.
Então, o que achou dos três desafios para CFOs apontados pela Gartner? Já passou por algum deles na sua trajetória profissional?
A Parametrus ajuda empresas a gerarem informações financeiras precisas e atualizadas que apoiam a tomada de decisão, identificando custos críticos e cenários futuros. Entre em contato para conhecer nossas soluções!