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Lucratividade e Rentabilidade: Saiba o que é e como calcular

A lucratividade e a rentabilidade são indicadores que precisam ser monitorados a fim de controlar os resultados da empresa. Para isso, é preciso entender algumas variáveis como gastos, receitas e investimentos. Assim, os gestores podem analisar os resultados obtidos pelas atividades.

Quer saber quais são as diferenças entre esses conceitos e como eles devem ser alinhados para checar o desempenho financeiro da organização? Leia nosso artigo, ele vai fornecer o melhor caminho!

Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

A lucratividade e a rentabilidade são indicadores que, embora pareçam os mesmos, indicam coisas bem diferentes. Conhecer como cada um deles funciona é fundamental para conseguir saber se sua empresa realmente tem bons resultados.

Entenda a lucratividade

A lucratividade diz respeito à diferença entre o custo que a produção de um item ou serviço demandou e o faturamento gerado pela venda do mesmo. Ou seja, ele indica qual foi o ganho obtido sobre as vendas realizadas. Ela é dada pelo cálculo:

  • Lucratividade = ((receita líquida – custo total) / receita líquida) * 100

Dentro do conceito existe ainda a subdivisão entre a receita líquida e a bruta, sendo que a líquida já é livre de impostos, diferente da bruta. A lucratividade é, portanto, um indicador financeiro, o qual compara a receita obtida com os custos de produção.

Vamos a um exemplo para melhor compreensão das contas:

  • Receita líquida total de R$ 10.000;
  • custos de produção R$ 3.000;
  • demais despesas fixas e variáveis no valor de R$ 2.000.

Assim, para obter o lucro líquido, realizamos a seguinte operação: 10.000 – 3.000 – 2.000 = 5.000. Logo:

  • % lucratividade = 5.000/ 10.000 *100.

Chegamos a uma lucratividade de 50%.

É importante lembrar que tais equações são úteis apenas para um panorama geral das finanças. No entanto, elas não consideram os fatores únicos de cada organização. Com isso, pontos importantes ficam para trás, não sendo possível avaliar de fato o rumo financeiro da empresa. Para de fato utilizarmos a lucratividade por produto, precisamos vincular os custos fixos e variáveis com cada produto ou serviço, analisando especificamente cada produto ou serviço vendido. Para isso, necessitamos de um sistema de custeio que nos forneça estas informações.

Entenda a rentabilidade

A lucratividade mede o retorno em relação as despesas. Já a rentabilidade mede em relação aos investimentos. Ou seja, ao passo que a lucratividade é financeira, a rentabilidade avalia a economicidade do produto. Para saber se sua empresa ou seu produto de fato valem os esforços aplicados, além de gerar o retorno financeiro esperado, é necessário verificar se todo o montante que foi aplicado neles oferece retorno adequado.

No caso de um produto, por exemplo, você pode ter uma alta lucratividade, porém uma baixa rentabilidade. Se você realizou um grande investimento para poder fabricá-lo, mas ele quase não consome recursos para ser fabricado.

Para calcular o valor da rentabilidade, podemos nos utilizar de uma equação que tem como objetivo verificar se os investimentos estão sendo rentáveis. Ela verifica se o ganho que foi gerado pelos produtos superou o dinheiro aplicado para produzi-lo. Vamos a ela:

  • Rentabilidade = (lucro líquido/ investimento total) * 100

Por exemplo, com a venda de um lote de produtos, o lucro líquido obtido foi de 20 mil reais. Porém, para de fato ter produzido tais produtos, foi necessário um investimento de 300 mil reais. Desse modo, temos

  • Rentabilidade = 20.000/300.000*100
  • Rentabilidade = 6,66%

Para sabermos se o valor de 6,66% para a rentabilidade é bom ou ruim, devemos compará-lo com o retorno esperado em outros investimentos.

Como calcular os resultados de um produto ou serviço?

Para chegar a uma informação precisa sobre os retornos da venda de um produto ou prestação de um serviço, é ideal realizar a combinação dos valores de lucratividade e de rentabilidade. Assim, o gestor consegue confirmar os lucros e verificar se vale a pena continuar aplicando tempo e dinheiro para evoluir os negócios.

Por exemplo, em um período pode haver um grande montante de vendas. Olhando o alto número, os gestores se impressionam e concluem que a empresa está indo bem.

No entanto, o investimento que foi feito para obter aquele retorno pode ter sido muito alto e não compensar se fizermos o comparativo. Por isso é importante verificar os números adequadamente.

É possível contar com uma ferramenta para auxiliar nos cálculos?

A partir da leitura do texto é possível adquirir um bom embasamento sobre os índices de lucratividade e rentabilidade do seu negócio. Utilizando estas medidas, você obtém um panorama de qual é o desempenho da empresa, possibilitando análises específicas para buscar melhorias.

Conseguir calcular e chegar a esses dados é de extrema importância para entender o seu resultado. Porém, para chegar a uma avaliação mais profunda, que meça mais especificamente se o seu processo é rentável, é preciso implementar mais indicadores, com maior aprofundamento nas particularidades da sua empresa.

É recomendado que, em casos como esse, você procure uma consultoria adequada, que analise a fundo os números da sua empresa e consiga de fato guia-lo por um caminho de grande rentabilidade.

Quer encontrar uma consultoria especializada para guia-lo rumo a uma organização mais rentável? Entre em contato conosco, temos profissionais prontos para avaliar todos os diferenciais da sua empresa e informar dados concretos acerca de seu processo financeiro!

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