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Indicadores operacionais: saiba como aproveitá-los da melhor maneira

Os indicadores operacionais são ferramentas importantes para uma gestão empresarial bem estruturada e de sucesso. Eles são os responsáveis por fornecer informações precisas, que podem ser analisadas na hora de tomar decisões importantes e que podem potencializar os ganhos da empresa.

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho que podem ser usados por uma empresa. É necessário encontrar os que melhor se adaptem às necessidades e aos objetivos de cada organização.

Neste artigo, vamos discutir sobre o tema e abordar a importância de estabelecer indicadores de desempenho para a sua empresa, a fim de potencializar os ganhos e minimizar os riscos de perdas. Continue a leitura e acompanhe!

A importância dos indicadores operacionais de desempenho

Ter um planejamento bem estruturado é fundamental para uma empresa que está em busca do sucesso. Neste contexto, estabelecer metas de produção e qualidade é um modo eficaz de ganhar destaque e se manter competitivo no mercado.

Tão importante quanto estabelecer um plano de ação é mensurar se o caminho traçado está realmente rendendo os resultados esperados — e é justamente para isso que os indicadores operacionais servem.

Existem tipos diferentes de indicadores de desempenho. Por isso, é preciso que o gestor conheça bem a realidade da sua empresa e escolha entre os que são mais relevantes para o seu negócio. Entre os principais tipos de indicadores operacionais, podemos destacar:

  • produtividade: mede quanto a empresa está produzindo;
  • capacidade: mensura quanto a empresa é capaz de produzir;
  • qualidade: ajuda a controlar a qualidade dos produtos desenvolvidos. Afinal, não adianta produzir em grande quantidade se o padrão de qualidade não for mantido;
  • estratégicos: ajudam o gestor a analisar o cenário presente da empresa em comparação com as expectativas iniciais. Também é útil para projetar cenários futuros;
  • custos: relacionam os demais variáveis econômicas.

Os indicadores operacionais de desempenho que podem ser implementados na sua empresa

Lucratividade

O lucro é o objetivo principal de toda empresa, por isso esse está entre os indicadores mais relevantes para uma empresa. Para calcular a lucratividade da empresa, é preciso acompanhar o faturamento do período e fazer a relação entre os ganhos e os custos de produção.

É comum encontrar empresas que apresentam um bom faturamento e mesmo assim não sobra dinheiro em caixa. É importante que o gestor entenda que isso acontece, entre outros fatores, por um desiquilíbrio entre os ganhos e as despesas e que o indicador de produtividade deve ser o ponto central da estratégia traçada.

Ticket médio de vendas

O ticket médio de vendas indica os hábitos de compra de seus clientes, seu gasto médio, em que ele gasta mais, quais são as suas preferências etc. Com essas informações em mãos, o gestor pode tomar decisões pautadas em dados concretos e direcionar melhor suas ações, a fim de potencializar os resultados positivos e aumentar os lucros.

O cálculo do ticket médio pode ser obtido dividindo o valor da soma das vendas em determinado período pelo número de vendas.

Número de vendas

Uma estratégia de vendas bem alinhada é essencial para alcançar representatividade e se diferenciar no mercado. Para isso, é preciso formar uma equipe produtiva e motivada, assim como oferecer condições para que cada profissional possa desenvolver seu potencial.

O número de vendas é um indicador relevante, pois com ele é possível saber se a equipe está trabalhando no rumo esperado. Caso haja necessidade, é possível fazer as correções pertinentes, a fim de otimizar os processos e aumentar os ganhos.

Turnover

A taxa de turnover é uma maneira de mensurar a rotatividade dos colaboradores da empresa. Assim, é recomendado acompanhar de perto esse indicador. Uma equipe profissional que se identifique com a empresa e esteja satisfeita com o seu trabalho produz mais e melhor, o que, na prática, tem reflexo direto sobre o padrão de qualidade.

Se o índice de turnover for alto, a empresa pode estar apresentando problemas relacionados à gestão de recursos humanos, sendo necessário entender e corrigir os possíveis desvios o mais rápido possível.

As formas de estabelecer bons indicadores financeiros

Tenha objetivos bem-definidos

Definir bem seus objetivos é o primeiro passo antes de traçar qualquer estratégia de atuação. Nesse caso, o indicado é ter conhecimento sobre a situação e a potencialidade da empresa e, a partir disso, definir quais metas de curto, médio e longo prazo podem ser atingidas.

Escolha indicadores importantes para a sua empresa

Não existe uma fórmula pronta para saber quais indicadores são mais importantes para cada empresa, uma vez que cada organização apresenta necessidades específicas de acordo com seu tamanho, mercado, ramo de atuação, perfil de cliente etc. O indicado é que o gestor faça uma leitura realista de seu negócio e, com base nesse levantamento, defina os objetivos e prazos de realização esperados.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada de uma administração bem-sucedida, uma vez que otimiza processos e oferece a possibilidade de um gerenciamento profissional. O ideal é que a empresa encontre boas opções dentre as disponíveis no mercado e escolha a que melhor atenda às suas necessidade.

Alinhe a estratégia com toda a equipe

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao grau de comprometimento e motivação de sua equipe. Sendo assim, é essencial que todos os departamentos da organização estejam cientes de sua importância e que cada colaborador se disponha a fazer o seu melhor sempre.

Também é indicado que a empresa ofereça todo o suporte necessário para a realização do trabalho e aponte com clareza a relevância de cada membro da organização para o sucesso coletivo. Lembre-se sempre de que o capital humano é uma peça-chave das empresas líderes de mercado.

Neste artigo, apresentamos os indicadores operacionais que podem ser usados para definir um planejamento estratégico e estabelecer metas para a sua empresa. É importante ressaltar que, independentemente dos tipos de indicadores implementados na empresa, todos precisam considerar a relação econômica e os custos de produção do negócio, garantindo, assim, uma gestão consolidada e sustentável.

Quer continuar aprendendo? Leia nosso conteúdo sobre aumento de produtividade na empresa e entenda como ele pode ser incentivado.

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