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Descubra agora como é feito o cálculo do índice markup

O índice markup é um dos métodos mais eficazes para determinar o preço de venda de produtos e serviços. Com ele, sua empresa poderá tabelar os valores com muito mais segurança, já que o resultado apresentado elimina as incertezas.

Já é um grande avanço, considerando que boa parte do empresariado brasileiro toca seus negócios apenas com base na intuição e sem quaisquer mecanismos de controle ou planejamento.

Assim sendo, vamos avançar no estudo da fórmula para chegar ao preço certo das suas mercadorias. Começamos pela definição dos elementos que são considerados no cálculo. Acompanhe!

Impostos sobre venda e comissões

Para chegar ao markup, você deverá começar determinando o quanto uma mercadoria ou serviço possui de impostos e comissões. Em geral, os impostos mais comuns são o ICMS, ISS e o IPI. Cada um deles é de competência distinta, portanto, o ICMS é cobrado pelos estados, o ISS pelos municípios e o IPI é de responsabilidade da União.

Depois de confirmar quais impostos são aplicáveis, consulte os sites dos órgãos fazendários e as respectivas Secretarias de Fazenda para saber as alíquotas de cada um deles para realizar seus cálculos.

Lembre-se de que cada venda representa um fato gerador, que é o momento em que o imposto é cobrado. Para facilitar, veja a tabela com as alíquotas do ICMS para cada estado brasileiro no ano de 2018. Não se esqueça, ainda, que suas operações podem estar sujeitas ao mecanismo de Substituição Tributária do ICMS.

O cálculos das comissões, por outro lado, caberá exclusivamente a você. Determine um percentual extraído sobre o valor de venda, que deverá ser repassado ao vendedor a título de pagamento e computado como custo variável.

Vamos considerar que os impostos mais comissões representam 25% do faturamento.

Variáveis necessárias para fazer o cálculo

Custo fixo

O custo fixo é representado por tudo o que a sua empresa gasta para se manter ativa, não importando o quanto ela produz ou deixa de produzir. Enquanto os custos variáveis são impactados pelo aumento na produção, os fixos permanecem relativamente estáveis, independentemente de quanto a sua empresa vende.

Entre os custos fixos comuns, temos:

  • salários;
  • aluguéis;
  • impostos anuais (IPVA,IPTU);
  • contas de água, luz, telefone e internet.

Para incluir o valor dos custos fixos, você precisa de um sistema de custeio que identifique quanto cada venda utilizou de sua estrutura fixa.

Após os cálculos, você chegou a conclusão de que seu custo fixo do produto é de R$ 50,00.

Margem de lucro

Não faria sentido se dedicar a um negócio se ele não gerasse um valor excedente, certo? Essa soma, obtida como pagamento pelo que a sua empresa agrega, é chamada de margem de lucro.

A margem de lucro dee ser determinada em função do produto, custos, mercado entre outros aspectos.A margem de lucro é um percentual sobre a receita

Imagine que a margem almejada é de 30% do faturamento.

Como aplicar o cálculo do markup

Repare que em momento algum falamos do custo envolvido na produção em si. Não foi por acaso, afinal, o cálculo do markup tem justamente no custo de produção a base para chegar ao preço final.

Basicamente, estamos tratando de dois elementos fundamentais: a mão de obra e o custo da matéria-prima. Se você presta serviços, então deverá considerar o valor da hora trabalhada ou o quanto paga ao profissional que o executa.

Se você trabalha com revenda de produtos, coloque na conta tudo o que gastou para que cada mercadoria pudesse ser ofertada no seu estabelecimento. Isso engloba o preço de custo aos valores pagos em transporte.

Tome os valores extraídos dos cálculos dos custos fixos, variáveis e da margem de lucro na forma de percentuais, conforme as orientações nos tópicos anteriores. Agora você tem tudo o que precisa para finalmente chegar ao markup, calculado pela fórmula:

Markup = Impostos + Comissão + Frete + Margem de Lucro

CF = custos fixos

CV = custos variáveis

ML = margem de lucro

No nosso caso, vamos supor que temos Impostos, Comissão e Frete = 25%e ML = 30%. Aplica-se à fórmula:

Custo total = 60,00

Mark-up = 55%

Como utilizar o índice markup

Lembre-se também que o markup é um índice, então cada produto ou serviço deverá ter o seu próprio valor.

Para o produto que estamos avaliando, sabemos que seu markup é 55%. Também sabemos que o custo de produção, composto por custos fixos de R$ 50,00 e variáveis de R$ 10,00, é de R$ 60.

Aplicamos à fórmula final, na qual PV é o preço de venda:

PV = CP/(1-mark-up)

PV = 60/(1-0,55)

PV = R$ 133,33

Acompanhamento do resultado

Suponha agora que você precificou seu produto sob uma série de parâmetros e acabou realizando a venda por R$ 150,00. Qual o resultado gerado.

PV = R$ 150,00

Impostos, Comissão e Frete (25%) = 150,00*0,25 = 37,5

Custo de produção = 60,00

Resultado gerado = 150,00 – 37,5 – 60,00 = 52,50 (35%).

Ou seja, na precificação considerando uma margem de lucro de 30%, deveríamos vender nosso produto por R$133,33. No entanto, identificamos que o mesmo poderia ser vendido a R$ 150,00 o que deixou uma margem de 35%.

Perceba que podemos simular o resultado com qualquer preço!

Como precificar melhor

Além do método que você acabou de aprender, vale considerar os fatores externos que influenciam na procura pelo que a sua empresa vende.

Repare que a precificação por markup só leva em conta os fatores internos, desconsiderando outros agentes, fenômenos e variações de mercado que exercem impacto sobre a procura.

A concorrência, nesse sentido, deve ser igualmente avaliada, a fim de estipular um valor que coloque suas mercadorias em condições competitivas. Seria de pouca utilidade chegar ao preço com base nos seus gastos e descobrir depois que os seus pares estão vendendo mais barato, certo?

De qualquer forma, você deverá manejar os valores considerando as despesas, principalmente as variáveis. Em média, cada R$ 1 em corte de custos equivale a R$ 5 em investimentos, logo, eliminar gastos deve ser a sua prioridade.

Utilize o índice markup como uma referência para tomar decisões em relação aos preços que você pratica. O consumidor, como você sabe, é extremamente sensível às oscilações do mercado, e toda diferença, por mínima que seja, pode impulsionar ou derrubar suas vendas.

Restou alguma dúvida sobre o assunto ou você gostaria de relatar a sua experiência? Deixe um comentário!

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